quarta-feira, 5 de março de 2014

BRASIL 5 X 0 ÁFRICA DO SUL - GOLEADA NO ÚLTIMO JOGO ANTES DA COPA DO MUNDO


Com três gols de Neymar, Brasil vence a África do Sul por 5 x 0
Nathália Mendes - Portal EBC - 05.03.2014 

No último teste antes da convocação para a Copa do Mundo, o Brasil passou pela África do Sul no estádio Soccer City, em Joanesburgo, com muita facilidade. A seleção brasileira venceu os donos da casa por 5 x 0, com gols de Oscar, Fernandinho e Neymar, que marcou três vezes.


Logo aos nove minutos do primeiro tempo, o Brasil saiu na frente com Oscar: a jogada começou com belo passe longo de Hulk, pela direita, nas costas da defesa. O meia brasileiro saiu cara a cara com Williams, e, com um toque de primeira na saída do goleiro, marcou o primeiro gol da seleção no amistoso.

Com muito espaço para jogar e se aproveitando das falhas na saída de bola e na marcação do adversário, o Brasil poderia ter terminado o primeiro tempo goleando. Neymar desperdiçou duas chances claras de ampliar a vantagem verde-e-amarela no placar: aos 26 minutos da etapa inicial, o 10 da seleção arrancou, invadiu a grande área, mas perdeu o ângulo e foi travado por Willians antes de finalizar. Depois, aos 28, o atacante do Barcelona avançou pelo meio, saiu da marcação e chutou de cavadinha da entrada da área. A bola resvalou nas costas do arqueiro dos donos da casa e foi para fora.


Na terceira chance de balançar as redes, Neymar não desperdiçou: com 40 minutos de jogo, ele experimentou da entrada da área, no meio do gol. Em falha do sul-africano Williams, que permitiu que a bola passasse no meio de suas pernas, o Brasil chegou ao 2 x 0. O único chute a gol da África do Sul aconteceu aos 46, e saiu dos pés de Furman: ele arriscou de muito longe, e a bola passou perto da trave direita de Júlio César.

O Brasil voltou para o segundo tempo com três alterações: saíram Paulinho, Oscar e Hulk, para a entrada de Luiz Gustavo, Ramires e Willian, respectivamente. Além disso, a camisa amarela deu lugar à nova camisa azul, que foi apresentada ao torcedor brasileiro. E logo com 20 segundos de jogo, a seleção chegou ao terceiro.

No primeiro ataque da parte final do jogo, a bola foi lançada para Fred, que se esticou e ajeitou a bola para Neymar. Ele partiu com a bola dominada até a meia-lua, e, dali, encobriu o goleiro, marcando um golaço.

No decorrer do segundo tempo, Felipão promoveu mais alterações, para observar jogadores: Dante, Daniel Alves e Jô entraram no jogo, atingindo o limite máximo de seis substituições na partida. A África do Sul também mexeu, colocando na partida jogadores mais leves e velozes, que partiram para cima do Brasil. E uma dessas jogadas forçou Júlio César a praticar grande defesa, espalmando com uma mão só chute à queima-roupa de Patosi.

Mais fechado na defesa e jogando na base do contra-ataque, foi com um chutaço de fora da área que o amistoso virou goleada. Fernandinho, um dos "novatos" na lista de convocados de Felipão, chutou da intermediária e acertou o lado direito da meta defendida por Williams.

Já no apagar das luzes, Neymar fez o quinto do Brasil e o terceiro no jogo: depois de cruzamento de Daniel Alves, que jogava pela esquerda, Jô, na pequena área, escorou de cabeça. O craque brasileiro só teve o trabalho de esticar a perna direita para empurrar a bola para o fundo do gol. 

Depois do jogo contra a África do Sul, o Brasil fará mais dois amistosos, já com o grupo que vai jogar a Copa do Mundo. A lista definitiva será divulgada no dia 7 de maio. As datas e adversários destes jogos-treinos ainda não foram confirmados oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas os adversários especulados são o Panamá e a Sérvia. Junho é o mês provável para estes amistosos.

África do Sul 0
Williams; Cgongna, Nthehe, Khumalo (Xulu) e Matlaba; Furman, Jali (Zungu), Claasen (Ndlovu) e Cerero; Parker (Patosi) e Rantie (Manvisa)
Técnico: Gordon Igesund

Brasil 5
Júlio César; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo (Daniel Alves); Fernandinho, Paulinho (Luiz Gustavo) e Oscar (Ramires); Hulk (Willian), Fred (Jô) e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Gols: Oscar (9min/1T), Neymar (40min/1T), Neymar (20s/2T), Fernandinho (33min/2T) e Neymar (45min/2T)
Cartão amarelo: Ramires
Estádio: Soccer City, em Joanesburgo, na África Sul
Amistoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troque passes e faça uma tabelinha através de seus comentários. Lembre-se, só vale ir na bola.