quarta-feira, 11 de junho de 2014

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO - PROGRAMAÇÃO - VÍDEOS E FOTOS AQUI


Natureza, dança, futebol e ciência: conheça detalhes da cerimônia de abertura da Copa

Espetáculo começa às 15h15 e a bola rola para Brasil e Croácia a partir de 17h em São Paulo. 

Antes do apito, o mundo poderá ver um pontapé inicial simbólico, dado por um paciente paraplégico, na demonstração do projeto Andar de Novo


A ABERTURA

As expectativas dos apreciadores do futebol giram em torno da partida marcada para 17h de 12 de junho, entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Mas, antes do apito inicial, um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil fãs que estarão no estádio, além dos milhões – ou bilhões - que acompanharão a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 pela televisão.

Os torcedores podem chegar cedo: os portões serão abertos às 13h e o show começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do país anfitrião, comandados pela belga Daphné Cornez, diretora artística do show.


A cerimônia é uma homenagem a três “tesouros” brasileiros : a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado artisticamente por personagens e adereços. O elemento principal do espetáculo é uma “bola viva”, com mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade, e que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos:

Ato 1: Natureza: maravilhas minerais e vegetais

Ato 2: Pessoas: alegria de viver, diversidade e paixão pela música e pela dança

Ato 3: Futebol: uma verdadeira arte brasileira


Ato final: apresentação da música oficial “We Are One” pelo rapper Pitbull, pela cantora Claudia Leitte e pelo Olodum

Entre os participantes da cerimônia, estarão cerca de 60 atletas de ginástica acrobática e de trampolim que estão se preparando desde março para a apresentação. “Eu nunca fiz nada parecido e estou treinando para fazer bonito. Tudo está sendo divertido e foi ótimo conhecer novas pessoas. Estamos bem preparados e tenho certeza de que será emocionante”, comentou Marcela Guadagne, de 15 anos.
Preparação

Um ensaio técnico foi realizado neste domingo (8.06) no palco do espetáculo. Mas a grandiosidade do show não perdeu de vista a preocupação com o campo: os componentes da cenografia foram testados antecipadamente com o a companhamento de um especialista em gramados.

Os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação artística. Até o momento da cerimônia, serão 84 horas de ensaio, sendo que cada hora ensaiando requer outras seis de preparação. Outro cuidado foi o desenvolvimento de vocabulário artístico: para isso, 150 horas de workshop foram realizadas desde março. Compor a trilha sonora também foi um trabalho longo: durou dois meses e meio.

Por trás do figurino, estão 15 costureiras, 120 mil metros de tecido, 50 mil metros de linhas, outras 50 mil pedrarias e cristais, 300 metros de zíper e 606 adereços, para que a emoção da abertura do Mundial comece bem antes do começo da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troque passes e faça uma tabelinha através de seus comentários. Lembre-se, só vale ir na bola.